sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Conceituando Políticas Públicas

Políticas Públicas são as ações executadas pelo Estado visando atingir a coletividade, podendo ocorrer em parceria com organizações não governamentais e também com a iniciativa privada. Para garantir o bem social, seguindo as normas dos direitos humanos, as políticas públicas deveriam se desencadear visando beneficiar o maior número possível de cidadãos, porém no Brasil é comum presenciarmos ações que visam ao fortalecimento de setores privilegiados pela sociedade, o que acaba aumentando e perpetuando a má distribuição de renda e consequente desigualdade social.

Sugiro a leitura do seguinte texto: “As Políticas Públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios” de Tânia Bacelar (Doutora em Economia, Planejamento e Organização do Espaço e também Professora de pós-graduação em Geografia, Ciência Política e Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco). Esse material de 10 laudas trata sobre o histórico do tema no Brasil, as novas tendências da economia mundial, suas consequentes repercussões nas políticas públicas brasileiras e também as ameaças e oportunidades para o movimento popular nacional. Onde encontrar? Aqui: http://www4.fct.unesp.br/grupos/gedra/textos/Texto1_politicas_publicas_no_br_TaniaBacelar.pdf (no botão direito escolher "Salvar Destino Como...", caso não esteja abrindo ao clicar).

Outro texto interessante sobre Políticas Públicas é o de Vicente Vagner Cruz, Licenciado e Bacharel do Curso de Ciências Socias pela Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo link de acesso atual é http://www.artigonal.com/politica-artigos/repensando-o-conceito-de-politicas-publicas-756674.html. O artigo desse autor tem o título “Repensando o Conceito de Políticas Públicas” e apresenta várias definições e conceitos de renomados escritores sobre esse tema, apresentando assim uma rica bibliografia.

Confiram esses bons materiais e tenham uma ótima leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário