sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sistema Unisus Web: vantagens, desvantagens e melhorias necessárias

Desde o início de 2014 implementou-se no Ceará o uso do sistema UNISUS WEB para regulação de vagas de transferência, exames via internet e comunicação entre as unidades de saúde e órgãos reguladores; porém o sistema ainda não é corretamente aproveitado e nem todas unidades de saúde tem tecnologia 24 horas (acesso a internet) para utilizá-lo e profissionais familiarizados com todos os módulos do sistema.

Antes do Sistema Unisus Web, para regulação de vagas e exames era necessário a instalação do antigo sistema UNISUS em cada equipamento a ser utilizado, então era necessária a visita de um técnico em informática para fazer as configurações e testes em cada máquina a ser utilizada para este fim. Com a transferência desse trabalho para a plataforma web, não só computadores ficaram aptos ao acesso, como também smart phones e tablets; sem conflito com sistemas operacionais, basta digitar o endereço do sistema, entrar com seu login e senha e utilizar. Cada profissional loga em sua própria conta e fica no sistema registrado a informação registrada por todos os usuários. Porém, infelizmente é comum em unidades de saúde públicas, como UPAS e Hospitais, a falta de profissionais efetivos no trabalho de cada Central de Regulação. Então, muitas vezes funcionários são remanejados nestes setores sem saber como proceder para a correta utilização dessa ferramenta. Em caso de urgência e falta de pessoa capacitada, o ideal é que o funcionário que foi encobrido do trabalho de regulação, tenha o contato da Central do Estado para ser corretamente assessorado.

O sistema conta também com chat, mas essa plataforma ainda é muito lenta e com alguns bugs, o que faz com que as ligações telefônicas para a Central do Estado ainda sejam necessárias, principalmente para casos em que é necessário repassar mais informações urgentemente ou mesmo insistir na urgência dos casos.

O sistema conta com vários módulos, os mais usados são os da urgência:
- Solicitar Internação / Transferência
- Acompanhar Solicitação de Internação
- Analisar / Confirmar Solicitação de Reserva de Leito
- Confirmar a Chegada do Paciente
- Consultar / Reimprimir Laudo de AIH

É um sistema bom, mas ainda há muito que melhorar, principalmente na arquitetura dos módulos e principalmente na comunicação em tempo real entre os usuários.